Maracanã também tem vocação para a pimenta-do-reino

Variedades

O Pará é o grande protagonista da produção de pimenta-do-reino na Região Norte, e os números da Produção Agrícola Municipal (PAM/IBGE) mostram a força dessa cultura em diversos municípios paraenses. Tomé-Açu lidera o ranking, com 8.800 toneladas, seguido por Baião (3.829 t), Igarapé-Açu (3.333 t), Mocajuba (2.800 t) e Cametá (2.427 t).

Maracanã, município da região salgada paraense, também marca presença entre os 20 maiores produtores paraenses, com 378 toneladas, ocupando a 17ª posição. Um resultado que merece atenção, sobretudo por se tratar de um município de forte identidade litorânea, mas que também reúne condições para ampliar sua vocação agrícola, especialmente no cultivo da pimenta-do-reino em sistemas agroflorestais.

O potencial está presente nas comunidades rurais e nas vilas localizadas nos ramais que margeiam a rodovia PA-127. Com assistência técnica, incentivo à agricultura familiar, acesso ao crédito e investimentos do Estado e do município, essa produção pode ganhar escala, gerar renda e abrir novas oportunidades para os produtores locais.

Maracanã tem terra, tradição rural e potencial para crescer. Então, hora de fortalecer as condições para que a pimenta-do-reino se torne cada vez mais uma alternativa de desenvolvimento sustentável, mostrando que, por aqui, a riqueza do município vai muito além das praias e das belezas naturais.

 

Da Redação

Ícaro Gomes

Deixe um comentário