Mas, afinal o que é sargaço????
Segundo especialistas, alga marinha que se acumula em grandes quantidades nas praias, fenômeno natural, resultado das correntes marinhas e das marés. Mas, destacam que as algas são importantes no ecossistema marinho, servindo de alimento e abrigo para diversas espécies.
Pesquisas na internet, confirmam que o sargaço atinge as praias de Cancún e Cozumel, no México, frequentemente entre os meses de abril e agosto. Já no litoral do Pará, não aparece anualmente. Segundo Patricia Sales, do Conexão, o fenômeno ocorreu em 2022, quando vieram técnicos do Canadá para explicar sobre o fenômeno e suas causas e consequências.
A praia do Atalaia, principal fonte de renda do povo salinopolitano, já que fica na ilha de mesmo nome rodeada de Resorts e hotéis, a limpeza vem sendo realizada com urgência pela Prefeitura com máquinas e caçambas, para não prejudicar os turistas que chegam para o final de semana nas água oceânicas. Empreendedores do município estão preocupados, devido o desconhecido, têm medo que o fenômeno possa se prolongar como acontece em praias do México.
Já na praia da Marieta, o sargaço vai seguindo seu curso naturalmente – com as bolinhas flutuantes secando e depois a maré se encarregará de levar – pois é área de preservação, gerenciada pelo ICMBIO. Lá veículos e construções não são permitidas e o acesso é realizado por pequenas embarcações ou através de trilhas. Também como área preservada, a praia é bela e nativa, não tendo grande frequência de turistas, o que faz bem para a natureza.
VEJA VÍDEO DA PRESENÇA DE SARGAÇO NA PRAIA DA MARIETA, EM MARACANÃ
VEJA VÍDEO DA PRESENÇA DE SARGAÇO NA PRAIA DO ATALAIA, EM SALINÓPOLIS