A invernada amazônica está causando alegria para uns e transtornos para outros na rotina de vida dos moradores de Maracanã e Salinópolis, no nordeste do Pará. Produtores rurais comemoram a invernada como a boa estação das frutas e da preparação da terra. Já para outros, a correria para fechar as janelas, o trânsito complicado e as roupas demorando para secar são apenas alguns dos problemas enfrentados pela população.
No entanto, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o volume total de precipitação em abril está abaixo da média para o mês. Até essa quarta-feira (16), a cidade de Belém, que é uma referência para a região, registrou 189,6 mm de precipitação, valor abaixo do esperado.
Segundo o meteorologista José Raimundo, coordenador do Inmet, a previsão é que as chuvas continuem nos próximos dias, mas com intensidade variável. A boa notícia é que o período de chuva no Pará geralmente começa a diminuir em maio, com o início da estação seca.
Em Maracanã e Salinópolis, empreendedores esperam ansiosamente pelo fim das chuvas para a incrementação das atividades turísticas, com a volta do intenso sol e dinheiro no bolso. A previsão é que as chuvas diminuam gradualmente ao longo de maio e junho, permitindo que a população volte a aproveitar o sol e a tranquilidade.
Enquanto isso, os moradores precisam se adaptar às condições climáticas e encontrar maneiras de lidar com os transtornos causados pelas chuvas. Com a previsão de diminuição das chuvas nos próximos meses, a população pode começar a se preparar para a estação seca e planejar atividades ao ar livre.
A previsão do tempo é uma ferramenta importante para ajudar a população a se preparar para as condições climáticas e minimizar os impactos das chuvas. Com informações precisas e atualizadas, os moradores podem tomar decisões informadas e se adaptar às condições climáticas.
Da Redação
Estagiária do Blog
Imagem: Vista do rio Maracanã – Robb Dias