Siga a bela no Instagram – #Thais Pinheiro
Thais Pinheiro é a nossa Capa de hoje, apaixonada pelas ciências agrárias, hoje à noite receberá em solenidade a outorga oficial de Engenheira agrônoma, e é também técnica em zootecnia. Natural da Terra dos Ananins, mas cresceu em Maracanã, onde estão suas raízes, especialmente a mãe, que a despertou para amar a agricultura. A família possui uma propriedade de base agrícola familiar, no km 28, da estrada PA 127, denominada Sítio Monteiros. A mãe da engenheira é dona Vânia, muito conhecida por seus famosos beijús.
Estudou por 6 anos no IFPA – campus Castanhal, cursando Agronomia. Nos últimos 2 anos, ainda conciliou o curso técnico em Zootecnia, no SENAR – polo de Castanhal, com a graduação. E pensa que para ai? Conheceu diferentes locais e diferentes formas de “fazer agricultura” durante o período dos. “Visitei os municípios de Tomé-Açu (referência em Sistemas Agroflorestais – SAFs), Acará (estagiei em uma propriedade familiar em transição da tradicional roça para SAFs, no Projeto de Assentamento Benedito Alves Bandeira – PA BAB -, que é um exemplo de luta por reforma agrária na Amazônia), Moju (realizei visita técnica para prática de cálculo de irrigação de açaizais cultivados em terra firme e cultivo de rosas-do-deserto), Paragominas (estagiei em uma propriedade familiar que se organiza como empresa agrícola, com sistemas de produção bem definidos e com contratos de entregas para abastecimento de supermercados do município), Santa Izabel (realizei visita técnica a fazenda de produção da empresa SOCOCO), Terra Alta (realizei visita técnica no Sítio Santa Rosa, referência em produção de dendê) e outros”. Ufa menina! Assim nossa estagiária morre de inveja!
Além de tudo disso, estagiou na Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Agrário (SEMADA) de Castanhal (2022) e na ADEPARÁ – ULSA Castanhal (2023). Ela ainda nos disse mais: “Trabalhei e aprendi com muitas pessoas, e cada uma delas me ensinou a amar as ciências agrárias: mestres, produtores rurais, profissionais atuantes da área, amigos”…
Pois bem, nos últimos anos do curso de Agronomia dedicou estudos acadêmicos relacionados ao município de Maracanã, analisando informações sobre o desenvolvimento rural do município, focando na agrovila do km 28.
Entretanto, o estudo de doenças em plantas (a fitopatologia) a envolveu e a partir de um estudo de caso observado dentro da propriedade da sua família, desenvolveu pesquisa, realizando procedimentos laboratoriais para tentar descobrir que organismos causam a doença que resulta em mancha foliar no murucizeiro a Estagiária do Blog ama suco de muruci – a qual, entre outros prejuízos, é capaz de reduzir o desenvolvimento da planta afetada e também diminuir sua produtividade. Com isso, Thais escreveu e apresentou trabalhos relacionados a este caso, e que resultou no seu Trabalho de Conclusão de Curso.
A bela fechou nossa conversa com alegria: “Estou feliz por ter concluído essa fase da minha vida, e por ter tido a oportunidade de conhecer e ser acolhida por tantas pessoas que me ajudaram ao longo desse ciclo. Para finalizar o status de acadêmica, estou aguardando ansiosamente a solenidade de formatura da minha turma (Agronomia 2019), que ocorrerá hoje”.



Os aniversariantes na VIP





Nossas leitoras e leitores por ai no tempo das águas grandes…Hoje, amanhã e domingo tem “chuveirão” nas orlas e beiradas da região.


















A matéria ficou perfeita. Uma pessoa muito capaz mesmo. Como alguém que veio da região litorânea de Maracana é inspiradora a sua história de vida. Que incrível!!
A matéria ficou perfeita. Uma pessoa muito capaz mesmo. Como alguém que veio da região litorânea de Maracana é inspiradora a sua história de vida. Que incrível!!