Vivi e o Super Pop no Niver 372
O prefeito de Maracanã, Reginaldo Carrera (MDB) preparou um isopor com pescadinha gó, pata de caranguejo e polpa de bacuri e partiu para Brasília, onde participou de audiências com deputados articulando recursos para a área de saúde e infraestrutura. Ao lado do deputado estadual Renato Oliveira (MDB) foi recebido pelo deputado federal licenciado e Ministro de Estado do Turismo, Celso Sabino (UB), quando anunciaram juntos as atrações principais para os eventos comemorativos de 372 anos da cidade de Maracanã: a badalada e com o nome consolidado no cenário nacional, Viviane Batidão e a lenda das noites paraenses, o Super Pop.
A expectativa agora é para anúncio de outras atrações como a tradicional noite gospel e talentos locais. Serão quatro dias de festa e fé.
O tema do Niver 372
“Um tesouro de cultura e belezas naturais” é o tema do aniversário de Bela Cintra, visando valorizar a cultura e identidade por meio das comunidades, nas manifestações da dança, arte, música, religião, artesanato, poesia e muito mais! A gente vai se divertir muito.
A iniciativa capitaneada pelo secretário Roger Federer, no viés da Cop-30, busca celebrar os roteiros turísticos e belezas naturais do histórico e longevo município, que é um manancial de praias, igarapés, lagos, dunas, restingas e animais silvestres, especialmente, os pássaros. Acertaram em cheio! Não vemos a hora de fazer o “treme” com o Pop, tomando algo preparado pelo Bruno, Mago dos Drinks. Te puxa, mano!
Verba para a Saúde
Ainda em Brasília, o prefeito Reginaldo (MDB) foi recebido pelo deputado federal José Priante (MDB) – o campeão de recursos do Pará e parceiro histórico dos municípios e de Maracanã –, que assegurou um aporte de 1 milhão de reais como emenda do mandato para melhorias no atendimento de saúde do município. Na mesma toada, o alcaide esteve também com o Senador Jader Barbalho articulando outros benefícios para a boa terra.
As viagens do alcaide têm tido grandes resultados, muito importante estar sempre na ilharga dos que podem alocar recursos.
Beto Ministro e candidato?
Apesar do esfuziante encontro entre o governador Helder (MDB) e o grupo político do Senador Beto Faro (PT), numa fazenda no Acará, para alinhar o futuro, ainda falta acertar com os zagueiros, digo, com o PT nacional se a parceria segue. Dizem nos corredores de Brasília que Beto é cotado para o Ministério do Desenvolvimento Agrário, mas, não é sozinho na disputa, há também Edgar Pretto, do PT do Rio Grande do Sul, atualmente na direção da CONAB.
Porém, o que deseja mesmo o PT nacional é o crescimento da bancada federal no Pará – que conta no bolo do fundo eleitoral -, minguada hoje em 2 deputados, e para isso, a cartada seria o lançamento do Senador Beto como candidato ao governo do estado. Beto não diz em público que quer, mas, sua movimentação é sim de pré-candidato, já que como tem mandato no Senado até 2030, tentar o governo não lhe causaria prejuízos eleitorais, ao contrário, só traz mídia em caso de vitória ou derrota. Porém, o plano A é seguir com Helder na empreitada de eleger Hana e emplacar a vice para o PT. Como dizem os antigos: é briga de cachorro grande!
A Medicina em cidades do Interior
O Ministério da Educação criou um “provão” para avaliar anualmente os cursos de Medicina espalhados no País. Essa iniciativa visa garantir a qualidade da formação médica, agora oferecida por uma “ruma” de instituições. Seria interessante expandir essa avaliação para outras profissões, promovendo uma educação superior mais rigorosa e alinhada com as necessidades do mercado de trabalho.
A medida vem após a liberação pelo MEC de diversos novos cursos de medicinas pelo Brasil. No Pará, Castanhal, Cametá, Bragança e Abaetetuba, experimentam a iniciativa.
Mudança de rota

Como a coluna já havia informado sobre o convite do AVANTE para que o Sumano Geovan Martins concorresse a deputado federal no ano que vem. A estagiária do Blog descobriu que ele nao vai mais. Alertado pelo fato, o ministro e pré-candidato a deputado federal, Jader Filho, chamou às pressas o caboclo para uma conversa na charmosa cidade de Augusto Corrêa, então refizeram as costuras, trocaram as figurinhas e o maracanaense saiu de lá com “prego batido e ponta virada” de acompanhar Jader Filho Federal e Iran Lima Estadual, em 2026.
Aliás, a Poderosa PRC 5, a Rádio Clube, mais antiga da Amazônia, continua firme com suas ondas FM espalhadas na região e agora em Maracanã, estreou um programa das 7 horas até às 9h da manhã todos os sábados. Muito bate papo, músicas, convidados, sorteios e informações com o nome de “Geovan Show“.
A rádio que é paixão da gente da região, desde tempos idos. Como dizia papai: “Desde o tempo do ronca“.
O hospital pra chamar de seu

Um comentário só que um prefeito da região nordeste no estado do Pará, começou com o pé direito na sua primeira gestão: adquiriu um hospital particular em sua cidade, mas, não é para a municipalidade. Ao contrário é para si mesmo.
No local, organiza uma rede de atendimento com cirurgias e exames. Coisa de alguns milhões de investimento pessoal. Irrapa. O cabra é bom mesmo, espetacular!
JMDB e a ação de Páscoa
No Birô do Blog, registros que a juventude do MDB em Maracanã, realizou Ação Solidária de Páscoa, na ilharga do rio Caripi, incluindo as Vilas de Santa Maria do Caripi, São Raimundo, Cristolândia e Pontinha. Os jovens uniram-se para arrecadar doações e levar alegria às crianças da região. E teve por lá apoio do prefeito Reginaldo, a primeira dama Aline Moura, vereadores Neto e Dilma, Edidan, Milena do CAF, Sandro da Gazin, Márcia do CRAS, entre outros.
A galera jovem promete em breve mais uma rodada de solidariedade. Registrado! Gostamos demais das iniciativas joviais. O Blog é jovem!
Crianças e adolescente em Cintra
A Prefeitura de Maracanã e o Conselho Tutelar, realizaram no último dia 24, o “1° encontro da Rede de Proteção e Atendimento da Criança e Adolescente para Capacitação dos Profissionais da Saúde”, desenvolvendo a temática: ” A organização de estratégias para a intervenção de Saúde e não revitimização de crianças e adolescentes.”
Diversas experiências foram discutidas no evento, buscando fortalecer as ações de Proteção Integral às crianças e adolescentes, promovendo o diálogo entre as instituições e capacitando os profissionais da área da Saúde para um atendimento mais humanizado e eficaz. Coisa sempre necessária e que merece aplausos.
Ficha limpa e Lei de cotas
A Câmara de Maracanã aprovou dois projetos de lei importantes de autoria do “Seu Primo” vereador Antônio Júnior (UB). O primeiro projeto determina que os Poderes Executivo e Legislativo apliquem os critérios da Lei de Ficha Limpa para nomear indicados aos cargos comissionados, promovendo mais transparência e ética na gestão pública. A chamada Lei da Ficha Limpa, barra pessoas que tenham condenação transitada em julgado. O segundo projeto reserva 5% das vagas de concurso público e contratação direta para pessoas portadoras de deficiência, visando inclusão e acessibilidade. Essas medidas visam melhorar a governança e promover a cidadania em Maracanã. Dois golaços de placa de fora da área.
A união dos Bicudos
Com medo da extinção e das dificuldades de conseguir votos acima da cláusula de barreira, o PSDB resolveu juntar-se ao Podemos. Unidos formarão somente uma legenda a partir de junho. Dizem que no Pará, o senador Zequinha Marinho poderá assumir o comando, aliado do prefeito de Ananindeua, Daniel Santos. Meia bronca pra resolver a questão dos três deputados estaduais tucanos, aliados de Helder: Erick Monteiro, Ana Cunha e Cilene Couto. Será que vão juntinhos para o MDB?
Já o União Brasil e o Partido Progressistas anunciaram nova Federação Partidária, agora nas eleições pelos próximos 4 anos marcharão juntinhos em todos os estados e municípios.
A “porruda” Federação será comandada no estado do Pará pelo deputado licenciado e Ministro de Estado do Turismo, Celso Sabino.
A Estreia do garoto
Nesse negócio de acordo partidário, a Estagiária do Blog, ama fazer suas apostas – às vezes tudo dar certo, mas tem vezes que sai cada tiro errado – nessa coisa de ouvir pelas paredes, estava numa Arena lá em Barcarena, quando ouviu dois atletas uniformizados e que têm cargo de destaque no estado. Segundo os ouvidos moucos da Estagiária, existe um acordo entre o governador Helder e os irmãos Ogawas de Barcarena – Renato é o prefeito e o Lu deputado estadual -, que pode garantir a vice ao PP em 26, e na troca fica “prego batido e ponta virada” que Helder Filho, agora com 17 e 21 em 2028, fará sua estreia política no município do alumínio, ali do outro lado de Belém.
Não temos ainda como confirmar a informação, mas, Barcarena tem dinheiro à vontade, e já foi sonhada por Wlad e outros políticos no passado. Será que a Estagiária acerta mais uma?
Um olho no peixe e outro no gato
Alguns prefeitos do interior do Pará, diante dos números das pesquisas que colocam o prefeito Daniel Santos muito competitivo no cenário de governo do estado ano que vem, resolveram organizar um time de “chegados” para digamos assim trabalhar o nome do doutor, sem que o prefeito entre em rota de colisão com o aliado governador Helder.
Os “chegados” serão muito importantes no caso de vitória da oposição, leia-se Daniel, haja vista, que serão os construtores das pontes para que prefeitos e prefeitas continuem com acesso rápido no governo. Não estão errados, afinal, os prefeitos que assumiram agora ou foram reeleitos têm dois anos de gestão juntos com o próximo ou a próxima governadora. “Mais vale a prevenção que o remate”.