DIGA-SE DE PASSAGEM

Atualidades Diga-se de Passagem

A Faixa com “indireta” do Aziz

O empreendedor Aziz Salomão, do município de Maracanã, é um caboclo que sempre se destacou pela sua visão de vanguarda, já tendo atuado em diversos segmentos econômicos como radiodifusão – a famosa rádio Cabano -, transportes, construção civil, comércios diversos, hotelaria e tantos outros. Sempre esteve ativo na política local e no futebol, tendo sido vereador e sua esposa vice-prefeita e candidata ao Executivo em 2004.

Pois, Aziz anda meio chateado e “apoquentado” – não se sabe com quem – e o “Sumano” colocou seu prédio no centro da cidade à venda. O mais interessante é a faixa que fixou para anunciar o negócio: “POR PERSEGUIÇÃO E INVEJA. VENDO ESTE PRÉDIO!

 

A maior ponte de madeira da região

Entre a sede do município de Peixe-Boi e a vila de Taurizinho, existe uma ponte em madeira, chamada de “Pontilhão”, que tem em torno de 300 metros e parecia ser a maior da região. Só que a Prefeitura de Maracanã, entregou no ano passado uma extensa ponte em madeira que atende aos pescadores e moradores da vila da Penha – do outro lado do rio Maracanã. Antes o acesso aos barcos era feito pelo meio do “tijuco” e a construção resolveu a questão.

Segundo o secretário de Obras do município, Cleidielson Paixão, a ponte tem 312 metros e quando a maré enche a paisagem fica mais bela ainda com a água salgada por cima da “porrudona“.’

A nova ponte de concreto

Aliás, ainda sobre pontes e Maracanã, o prefeito Reginaldo Carrera (MDB), autorizou o inicio de importante obra do outro lado do rio Maracanã, na histórica vila Derrubado, que em tempos do século passado, era o xodó e o caminho do Major Magalhães Barata, quando governou o estado do Pará. Contam os antigos, que o Barata costumava vir de Belém por Maracanã e seguia para o Derrubado, até chegar em Salinas. Por ali fez muitas amizades e na estrada PA 442 até um igarapé ganhou sua patente: “O igarapé do Major”. onde fazia questão de se banhar.

Reginaldo se comprometeu e começa a construir a ponte em concreto armado, que servirá aos moradores, e principalmente alunos, que se utilizam de embarcações para chegar até a cidade. Após a medição da maior maré de março, a obra ganhou celeridade e será um marco na região.

 

Cametá tem outro “Sumano” na Prefeitura

O vereador Júnior Mancha (MDB), que presidia a Câmara de vereadores do município de Cametá, na região do Baixo Tocantins, assumiu como prefeito interino na segunda (14), por determinação do Tribunal Regional Eleitoral do Pará, que cassou o prefeito Victor Cassiano(MDB) e seu vice Ênio, ambos acusados de favorecimento na eleição de 2024, abuso de poder político e econômico, em razão de contratações temporárias irregulares no ano eleitoral.

O agora ex-prefeito, completou somente 100 dias no cargo depois da reeleição, recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral, com remotas chances de vitória pelo histórico dos julgamentos recentes da Corte Maior nestes casos. A terra do mapará e do aviú tem novo timoneiro.

A Páscoa de Mário Llosa

Não tem como deixar de registrar. Mario Vargas Llosa, renomado escritor peruano e ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 2010, faleceu em Lima, no Peru, aos 89 anos, deixando um legado literário e intelectual marcante. Sua obra aborda temas políticos, sociais e culturais da América Latina, influenciando gerações de escritores e leitores. As mais conhecidas são: “A Cidade e os Cachorros“: um romance que critica a instituição militar na América Latina;  “A Guerra do Fim do Mundo“: uma obra-prima que retrata a Guerra de Canudos no Brasil e “Conversa na Catedral“: um romance que explora a corrupção política e a decadência moral

Vargas Llosa foi um escritor complexo, conhecido por suas opiniões políticas e sociais controversas. Ele começou sua carreira na esquerda, mas posteriormente adotou posições mais liberais, o que gerou críticas de alguns intelectuais.

O Ícaro, Tenor de Marituba

O cantor lírico Mário Ícaro, tenor paraense da terra dos Umaris, brilhou nos palcos da cidade Budapeste, na Hungria. A voz talentosa do garoto ecoa pela Europa e a expressividade artística vem conquistando o público húngaro. É um orgulho para o Pará e o Brasil ver um artista local da ilharga das margens do rio Uriboca, alcançar sucesso internacional.

Filho da querida Cecilia Ferreira e do Mário Júnior, amigos de infância do titular do Blog.

Anfitrião verde

É de Capanema, o empreendimento digital que promete revolucionar o sistema de hospedagens durante a COP 30 e também ser o único genuinamente nascido da Amazônia para o mundo. Utilizando o viés de anfitrião com sustentabilidade, o empresário Marcelo Pierre Acácio (foto) lançou no início da semana passada, o HOSTGREEN, um aplicativo que conecta pessoas com imóveis para alugar e visitantes e viajantes.

A plataforma já se encontra disponível e pode ser baixada nos sistemas operacionais mais usados no mundo –  IOS e Android. O Sebrae do Pará foi parceiro da iniciativa digital.

Dr Daniel e o partido pra chamar de seu

Acabou o “qui pró có” e o “lenga-lenga” no PSB do Pará, que era presidido pelo atual vice-prefeito de Belém, Cássio Andrade, mas, que tem em suas hostes o prefeito de Ananindeua, Daniel Santos, possivelmente candidato a governador do Estado e principal adversário do atual governador Helder Barbalho, de quem Cássio é aliado devoto.

Daniel conseguiu junto a Executiva Nacional do PSB 40 – na foto com o presidente da legenda no Brasil, Carlos Siqueira -, o comando do partido no Pará. Segundo fontes, o PSB em breve fará uma aproximação mais a centro, retirando o “Socialista” do nome da agremiação e se tornando o Partido da Sociedade Brasileira, usando a mesma sigla.

Cássio Andrade já anunciou data para sair do partido e ingressar com seus “chegados” no MDB paraense.

A campanha de Limpeza no Sal

Após a polêmica do Sargaço,  a “ruma” de algas que chegou na costa de Salinópolis, e que a Prefeitura teve que botar a mão na massa e recolher mais de 100 toneladas para garantir o funcionamento da praia, o assunto limpeza ganhou dimensão e o  prefeito Kaká Sena do Sal, começou a ter um olhar maior no combate do lixo na praia, que é gerado em toneladas por turistas e visitantes.

Numa terça-feira, foi conferir de perto e encontrou muitas garrafas de vidro e sacos plásticos, gravou vídeo e chamou a atenção de barraqueiros e turistas, inclusive, desceu do carro e também recolheu lixo.

Que cor eu pinto minha casa para o verão?

Segundo o Perfil de badalado pintor, temos na imagem a cor ideal para absorção dos raios solares e o calorzão que se aproxima com a chegada do verão amazônico.

As cores da pintura da casa podem influenciar na absorção do calor. Cores claras refletem a luz solar, mantendo a casa mais fresca. Já cores escuras absorvem o calor, aumentando a temperatura interna. Para o verão amazônico, cores claras como branco, bege ou pastéis são ideais para manter a casa fresca e confortável. O pintor destaca que a escolha certa da cor pode fazer a diferença no conforto térmico da casa. Então, tá Távio!

O Petróleo é Nosso!

A “carruagem” da licença para a Margem Equatorial de exploração do petróleo “desembestou na carreira” nos últimos meses e esquentou bastante. A Agência Nacional do Petróleo (ANP), agendou para 17 de junho o Leilão que oferecerá 332 blocos exploratórios em diversas regiões do País. Porém, o que interessa aos estados do Pará e Amapá é a Margem Equatorial, na ilharga da Foz do Rio Amazonas e em qual serão 47 blocos. Muitos fornecedores do setor estão chegando a Belém, que será o hub – centro de atividade e logística  da operação no Norte.

A expectativa é que a exploração de petróleo na região traga benefícios econômicos significativos, mas, é fundamental que as autoridades garantam que as operações sejam realizadas de forma segura e sustentável. Precisa andar juntinhos – meio ambiente e economia. As cidades litorâneas estão animadíssimas com a possibilidade de receber “royalties” das explorações e mudar o rumo da vida.

A estratégias dos Cavalcantes

Em Peixe-Boi, Mozart era o prefeito e na sua sucessão apresentou o jovem sobrinho Neto Cavalcante, deu certo, foi eleito em 20 e agora reeleito em 2024, tendo como vice o próprio tio Mozart, responsável por sua indicação. Pois bem, agora o forte grupo político pensa em lançar o menino Neto como candidato a deputado estadual na região em 2026, já que segundo os mais próximos aliados, há chance na empreitada e por outro lado, Neto precisa renunciar e assim o tio Mozart volta à prefeitura, a partir de abril do ano que vem.

Tudo bem planejado, mas como diz a máxima do futebol: “falta combinar com os russos“.

O ensaio do Geovan

O empreendedor Geovan Martins, de Maracanã, “tá com tudo e não tá prosa“, em seus negócios na área de transportes, que vão “de vento em popa” já operando em três importantes municípios do Pará. Para completar a nuvem de boas notícias, suas atividades com granito dispararam em razão das diversas obras da COP 30 em Belém. Sendo assim, com a cabeça mais tranquila, o homem que foi “picado pela mosca azul” da política faz tempo, resolveu que vai sim ouvir a proposta do partido que o quer candidato a deputado federal.

Segundo o Blog apurou, por enquanto, só vai ouvir. Será?

Na Amazônia e sem árvores

Só faltava mesmo essa. Era só o que nos faltava! Belém, capital do Pará e sede da COP30, está entre as cidades menos arborizadas do País. Segundo dados do Censo Demográfico 2022: Características Urbanísticas do Entorno dos Domicílios, divulgados nesta quinta-feira, 17, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 44,65% da população da capital vive em áreas urbanas com pelo menos uma árvore no entorno de seus domicílios.

É uma grande vergonha mundial, que não sei se passamos no cartão de crédito ou no débito: como pode a cidade enfincada no meio da floresta amazônica não ter árvores. Imagine se não tem o Bosque, o Museu e o Parque do Utinga?  Estamos na “rabeira” quando o assunto é arborização, no Brasil perdendo somente para outras 5 capitais.

Já que habemus COP 30, que tal iniciarmos plantando árvores em Belém?

 

A acertada do Neto de Maracanã

O vereador Gilberto Neto (PSD) fez um gol de placa no dia 16 de abril, quando visitou o comandante do 2° Grupamento de Bombeiro Militar, Coronel Erivaldo Cardoso, para pedir a formação de uma brigada de incêndios florestais em Maracanã, com olhar especial ao campo das Mangabas. Lá que é uma Reserva de Desenvolvimento Sustentável, como se sabe, no auge de todo verão amazônico, os incêndios se proliferam aos montes.
Aproveitou a mesma viagem e pediu a disponibilização de guarda-vidas para a praia de Fortalezinha, na ilha de Maiandeua.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *