Jatene no estilo camiseta e boné
Já se comentava nos bastidores políticos do Pará, principalmente, nos Blogs e Portais mais conectados, sobre o ex-governador Simão Jatene retornar ao palco da política em 2026. Tudo começou a ganhar forma com a visita de Simão à Câmara Municipal de Ananindeua (CMA), levado a tiracolo pelo vice da cidade, Hugo Atayde (PSB) e posou com entusiasmo ao lado de vereadores da base aliada do prefeito Daniel Santos (PSB).
Até o camaleão que habita o famoso Parque Maguary sabe que o sonho dos oposicionistas do atual governador Helder é cunhar a chapa: Daniel governador e Jatene Senador, no ano vindouro. Sonho, aliás, que ganha mais força a partir da pista bem interessante dada pelo ex-governador, que dirigiu o Pará por três vezes e tem um importante legado de trabalho, sendo um nome automaticamente competitivo na disputa pelas duas vagas que serão abertas para o Senado Federal.
Um detalhe final na foto: o Ex de camisa básica, bonezinho, calça jeans e ritmo de pré-campanha. Ou estamos enganados?
Dono do próprio Chão
Não há coisa melhor para o produtor rural, o senhor do sitio, o cara daquele terreno, do que bater no peito e dizer: “A terra é minha!“
É justamente esse projeto inovador na região, que a Prefeitura de Maracanã, por meio da secretaria de Agricultura, começa a realizar em parceria com o Instituto de Terras do Pará – o Iterpa. A Secretaria recebeu as primeiras entregas dos marcos regulatórios, instrumentos simbólicos do trabalho de georreferenciamento que será executado nas propriedades com vistas a Regularização Fundiária.
O convite do Geovan Martins
Segundo apurou a Estagiária do Blog, o empreendedor Geovan Martins, que concorreu à Prefeitura de Maracanã e atua com sua empresa na área de transporte escolar e granito, foi convidado – mas ainda não respondeu – para concorrer a deputado federal na aliança que vai apoiar a vice Hana na candidatura ao governo do estado.
Geovan já concorreu uma vez a deputado estadual, sendo o mais votado da cidade de Maracanã, e talvez esteja no plano de engenharia política que mira fortalecer a candidata do MDB ao governo.
Artur na trilha
Já em outra linha, o PSol – Partido Socialismo e Liberdade, convidou o empreendedor Artur Nogueira, da mesma região de Maracanã, para concorrer a deputado estadual. O jovem vem se destacando em projetos que visam melhorar o meio ambiente com sustentabilidade no Pará e Amazônia.
Artur tem sido figurinha frequente nos eventos de discussão ambiental tanto em Belém como em Brasília. Recentemente, a convite da deputada indígena Célia Xakriabá (Psol-MG), esteve no Território Indígena lá pras bandas das Minas Gerais. Será que vai?
O curral das bandeiras coloridas

A cirurgia e o sonho de PH no Sal

O ex-prefeito de Salinópolis e primeiro suplente de deputado federal do MDB, Paulo Henrique Gomes, passou por uma cirurgia recente e manteve seus amigos informados pelas redes sociais. Passado o susto, agora em recuperação, PH começa a traçar seus planos de olho em 2026, já que dizem na hora de encher os tonéis de água da fonte do Caranã, que ele pretende mesmo colocar seu nome à disposição e concorrer a deputado estadual.
Tendo a irmã, Paula Gomes, Secretária estadual da Mulher e a esposa Kamilly Araújo, prefeita de São João de Pirabas, PH organiza um time grande na região salgada para garantir votos que o deixe competitivo. O Babalorixá da praia de Quatipuru-Mirim arrisca que ele ganha.
Daniel não usa foto oficial
Para quem tem costume de encontrar aqueles quadros com fotos oficiais nos gabinetes das repartições públicas por ai em todo o Brasil, vai se surpreender em Ananindeua, na região metropolitana de Belém, no Pará. O reeleito prefeito Daniel Santos não gosta das tradicionais fotos oficiais, e por sua determinação nenhuma sala tem quadro com o cara e a faixa de prefeito.
Daniel tem mantido agenda mais acelerada nas regiões do Pará, depois que a vice Hana – possivelmente candidata do MDB ao governo – foi incluída full time na publicidade oficial do governo e destacada para todos os eventos no estado, até em Rally a pré-candidata está indo.
O barco obra de arte
Um barco bem diferenciado vai aportar na Orla de Marabá, entre os dias 16 e 24 de abril, chamado de “Bienal das Amazônias sobre as Águas”, é uma obra de arte sobre o rio que oferece oficinas de cozinha criativa, contação de histórias, apresentações artísticas e cinema, entre outras atividades.
A Bienal das Amazônias é instituição de arte, nascida no Sul Global, que tem como premissa o deslocamento do debate sobre as artes e seus potenciais enquanto ferramenta geradora de transformação econômica e social, dos eixos dominantes do mercado das artes, devolvendo o protagonismo à Amazônia desde as Amazônias.
A embarcação, que comporta 200 pessoas, foi completamente adaptada para garantir a acessibilidade a todos os públicos, com rampas, quartos e banheiros acessíveis. Assim, sim!
Mandatos ganham expoentes

Os destaques no universo dos parlamentares da região salgada paraense, tem sido bem tímidos no início da nova legislatura parlamentar. Em Salinópolis, o vereador mais votado Maurício Bezerra, estreou fazendo barulho e demonstrando sua força junto às autoridades estaduais; já causando polêmica, os protagonistas são a vereadora Aury Donato – que segundo ela doa o salário para a caridade; e o edil Argeo, que entrou de “carrão de sena” contra o governo municipal, cobrando abono do Fundeb.
Em Maracanã, destacam-se por suas ações comunitárias e temas mais bem conectados com a realidade das causas do povo, os vereadores Antônio Júnior (UB) e Gilberto Neto (PSD). Júnior realiza mutirões e ataca com precisão assuntos como a melhoria do sistema elétrico da Equatorial, tema também abraçado pelo vereador Neto e que se soma com o pedido de extensão da rede elétrica para a praia do Mupuea, que caso se confirme será um marco na ilha de Maiandeua.
Já em Magalhães Barata, o vereador Robson Silva, tem se destacado pelo apoio maciço ao esporte, talvez por ser irmão do famoso jogador profissional Rony, ex-palmeiras e agora no Atlético Mineiro.
O PSB e os novos tempos

Já debatido aqui na Coluna, que o PSB passará por uma grande repaginação, inclusive, deixará o termo Socialismo de lado, e se chamará Partido da Sociedade Brasileira. Existe um projeto de candidatura do prefeito de Recife João Campos ao governo de Pernambuco e depois à Presidência da República em 2030. Aqui pelas bandas do Pará, a Direção Nacional não renovou a Comissão Provisória do partido, presidida pelo vice-prefeito de Belém, Cássio Andrade.
Tudo porque o prefeito de Ananindeua, Daniel Santos, filiado e reeleito pelo partido, deseja concorrer ao governo do Estado ano que vem, assim sendo, poderá ser o novo cacique da agremiação no Pará. Ou Não?
Capitão Poço e a COP
A cidade da laranja deseja ser anfitriã também na COP 30, que acontecerá em Belém, mas, se espalhará por muitos cantos do Pará. A Citropar, que tem plantio e a indústria de processamento de suco de laranja por lá, ampliou para 2 KM a pista de pouso de sua fazenda, pavimentando-a e com o devido balizamento noturno, tudo homologado, até para jato. Segundo a empresa é um aeródromo de primeira a apenas 15 minutos de Belém, a jato, e a 27 minutos, de helicóptero.
Para completar o atrativo para a COP , a Citropar construiu uma Casa Grande na Fazenda, com 50 leitos, com todos os serviços dos melhores hotéis.
Bragança e o Restô
Ainda sobre hotel, a família Martins, dona dos hotéis Vitória, com o badalado hotel fazenda de Tracuateua e o Sobrado Vitória de Bragança, já marcou data na Semana Santa de inauguração do restaurante do Sobrado, em um vagão de trem, rememorando à antiga Estrada de Ferro Belém-Bragança, que fez história na região com muito desenvolvimento e que infelizmente foi extinta.
Será realmente mais um local charmoso na Pérola dos Caetés para degustar pratos maravilhosos.
Um olho no peixe e outro no óleo
A ONU ampliou o mar territorial brasileiro, finalmente, agora é lá na ilha em que o pescador diz – É bem ali! e aponta com o beiço – Pois bem, e o Pará viu aumentar, consideravelmente, sua área para prospecção de petróleo e gás na Margem Equatorial. O que já era grande agora ficou “mais porrudo” ainda.
Mas, porém, todavia… a notícia comemorada pelos que torcem pela exploração do petróleo na Margem Equatorial e satanizada pelos que são contra, é que a Petrobras anunciou a conclusão do Centro de Estabilização de Fauna, no Oiapoque, no Amapá. Técnicos do Ibama vão vistoriá-lo no próximo dia 7. Esta era a última exigência ambiental. A expectativa do mercado é que, após essa vistoria, a licença de pesquisa da Margem Equatorial seja liberada.
Como a ONU ampliou o mar territor