Nara Hellen de Oliveira Lemos é psicóloga de formação, uma mulher cheia de “bragantinidade” que desde 2023, tem o privilégio de atuar como Analista de Suporte Educacional e Psicóloga pela SEDUC, trabalhando em estreita colaboração com três escolas estaduais em Bragança, sob a jurisdição da DRE/Bragança. Sua função é multifacetada e envolve uma abordagem integral para promover o bem-estar e o desenvolvimento dos alunos, bem como apoiar a comunidade escolar como um todo.
Atuante nas equipes de gestão das escolas, desenvolve as atividades em diferentes frentes, incluindo:

– Atendimentos individuais e coletivos com alunos, pais/responsáveis e servidores, visando oferecer apoio emocional e orientação.
– Desenvolvimento de ações nas escolas, como campanhas temáticas (Janeiro Branco, Fevereiro Laranja, Maio Laranja, Setembro Amarelo, Setembro Verde, etc.) que abordam questões importantes como sexualidade, bullying e outras temáticas relevantes.

– Contribuição para o calendário educacional, participando da elaboração e implementação de projetos que promovam a inclusão, a diversidade e a humanização.
– Análise e revisão do Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas, garantindo um olhar plural e humanizado.

Seu trabalho também envolve a prevenção e o combate às violências, bem como o encaminhamento de casos para a rede de proteção e saúde. Ela está comprometida em criar um ambiente escolar seguro e acolhedor, onde todos os membros da comunidade possam se sentir apoiados e valorizados.
Da Redação
Ícaro Gomes

