Por Mauricio Botelho
Antes que a internet chegasse com seus cliques instantâneos, antes que as redes sociais tornassem tudo passageiro, ele já eternizava momentos. O “Chico Fotógrafo”, com sua câmera na mão e amor no coração, foi um verdadeiro embaixador visual de Salinópolis.
Se hoje temos memórias vivas da cidade, dos carnavais antigos, das procissões, dos verões cheios de glamour, das paisagens e da vida simples do povo salinopolitano, é porque um homem decidiu congelar o tempo em imagens. Não por vaidade, mas por amor.


Chico não fotografava só com os olhos. Ele via com a alma. E é isso que transborda de suas fotos: o afeto verdadeiro por sua terra natal.

Merece, sem dúvida, ser eternizado como um dos filhos que mais amaram Salinópolis. Sua contribuição foi silenciosa, mas gigante. Quando ainda não existiam influenciadores, ele já influenciava. Quando ainda não existiam hashtags, ele já promovia a cidade — do seu jeito, com luz, enquadramento e dedicação.

Que a história de Salinópolis nunca esqueça de “Chico Fotógrafo”. Porque ele nunca esqueceu de Salinópolis.

