CAMPANHAS PARA ENFRENTAR LIXO NAS PRAIAS E A VISITA DO ICC

Atualidades Meio Ambiente e Sustentabilidade

Nas águas grandes de março, na Ilha da magia, Algodoal, rica por sua cultura, beleza natural e encantarias, começou a visita técnica do ICC International Coastal Cleanup BRASIL, nas praias do município de Maracanã. Como diz na própria tradução do nome é focado na Limpeza Costeira Internacional. A equipe foi ciceroneada pelo empreendedores ambientalistas Artur e Larissa Nogueira, na praia da Princesa, em Maiandeua; e na praia da Marieta, na ilha do Marco, do outro lado do rio Maracanã, bem na frente da cidade de Salinópolis.

 

As praias enfrentam a questão do lixo, em Algodoal, depositado principalmente por turistas, que descartam de qualquer forma ou mesmo nativos. Segundo o ICC “a Ilha é marcada pela bela natural e cultural, mas está enfrentando um problema seríssimo com o acúmulo de lixo em suas águas, matas e caminhos de acesso“. A falta da coleta seletiva também é sentida. Citaram ainda a “irresponsabilidade e falta de educação dos turistas que chegam até aqui e deixam muito lixo espalhado por toda parte“. A Prefeitura da cidade, desde uma decisão judicial, retira regularmente o lixo da ilha, por meio de embarcação, o que encare a coleta, mas ainda assim, não há como assegurar que tudo seja retirado, dado a quantidade de lixo produzida na épocas de grandes feriados.

 

Lixo vindo de outro endereço

 

Mande in…..outro lugar…

Na região da praia da Marieta, onde o controle é muito maior e a área preservada, haja vista ser unidade de conservação brasileira de uso sustentável da natureza, tendo como órgão gestor o ICMBIO – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, o lixo vem pelas correntes marinhas de outras partes, como a praia do Atalaia, em Salinas; de navios cargueiros que trafegam na costa e também de diversos pontos de outros países. A situação preocupa posto que na praia é local de desova de tartarugas marinhas.

O casal Artur e Larissa, cicerones do ICC 

A INVESTIDA DA PREFEITURA QUANTO AO LIXO NAS PRAIAS

 

A Secretaria de Meio Ambiente, articula com outras secretarias, como a de Turismo, e iniciou uma série de ações programadas no objetivo da redução, fiscalização e destinação de lixo. Os resíduos sólidos estão na pauta das Rodas de Conversa que serão realizadas com as comunidades, bem como, nas ações junto a turistas. Nas rodas de conversas, discutir o Termo de Ajustamento de Conduta que adota medidas de redução nos impactos ambientais; o decreto que proíbe a circulação de garrafas de vidro nas praias; e ainda realizar ações de limpeza e trabalhar a conscientização coletiva ambiental.

Que Poder Público e Sociedade Civil possam caminhar juntos nesta guerra que parece difícil de vencer, mas, certamente não é impossível, principalmente, quando trabalhada por meio da educação.

Veja Cronograma de reuniões:

Da Redação

Ícaro Gomes

Imagens: ICC e Raízes Amazônia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *