Por Ícaro Gomes
A Instituição Assembleia de Deus, igreja centenária no Pará e que tem relevantes serviços prestados ao povo, quer seja por professar a fé, ou por suas tantas atividades sociais e educacionais, mostra seu gigantismo e reage diante da crise que se abateu na última semana sobre o presidente da COMIAEDEPA, a Convenção que dirige grande parte dos templos da AD; a outra fatia é do ministério da Igreja-Mãe da 14 de março, em Belém.
Gilberto Marques foi o grande entusiasta da COMIEADEPA – Convenção Interestadual de Ministros e Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus no Estado do Pará, respeitada e relevante, localizada em Ananindeua. Estive com o pastor Gilberto por duas oportunidades: uma em Maracanã, durante uma solenidade no templo central e a outra numa viagem de barco entre a cidade marajoara de Ponta de Pedras e Belém. Nas duas vezes, pude perceber o quanto era um homem diferente, um verdadeiro pastor, pautado na fé e na simplicidade, que envolvia a todos. Ouvia e falava serenamente. Pastor Gilberto fez sua passagem para o celeste, e na direção da Igreja ficou seu filho, o único pastor da família, Riter Marques, que foi surpreendido por vídeos íntimos vazados na internet. O mandato de Riter vai até novembro, quando um novo líder será escolhido pela convenção. Dos filhos, não posso falar, afinal não os conheço, porém, posso perceber que são bem diferentes da grandeza do pai.
A resposta do Pastor e as investigações
Na quinta-feira (3), o pastor Riter emitiu nota pública afirmando “que foi vítima de criminosos, que o vídeo recente publicado foi manipulado de forma vil. O comunicado oficial da COMIEADEPA informa que, o pastor e sua esposa estão mobilizando meios legais para a apuração da verdade”.
O Pastor afirma ainda que “a mulher que aparece nas imagens é sua esposa e que o material foi manipulado e divulgado de forma criminosa, com o objetivo de atacá-lo pessoal e institucionalmente“. “Compartilho a dor da injustiça que estamos sofrendo, fruto da ação covarde de alguns que querem o poder pelo poder”, declarou.
Segundo apurei em nome do Blog, junto a alguns membros da Igreja AD, há comentários fortes sobre uma disputa interna pela direção da entidade, e em tempos de Inteligência Artificial, só mesmo uma investigação detalhada pode apurar a verdade sobre o vídeo.
Nosso espaço continuará sempre aberto as manifestações das partes.
