Um nordestino que migrou para a cidade paraense Capanema e se estabeleceu, criou negócio local com comercialização de veículos, bebidas e combustível, tornando-o depois uma rede sólida de empresas em diversas cidades da região nordeste do Pará. Um homem com visão à frente do seu tempo. Também enveredou pela política, tendo ainda concorrido a prefeito da cidade de Capanema em 1992, sem obter êxito. Mas, presenciou seu filho Eslon Martins se eleger por duas vezes em Capanema e também seu filho Zé Neto, torna-se deputado por vários mandatos.
Visionário, expandiu seus negócios para Castanhal, Belém, entre outras cidades, atuando no ramo de venda de carros, motocicletas, caminhões, bebidas e combustível. E na pecuária também se encontrou na criação de gado.
O Grupo JM é muito conhecido na região, principalmente, pelo tradicional Posto Pombal, presente desde o Gurupi no Maranhão até Marituba, na região metropolitana.
Entre tantas conquistas, também foi envolvido em polêmicas, acusações nos conflitos fundiários, mas que nunca resultaram em sentenças transitadas e julgadas.
A morte aconteceu hoje cedo, após enfrentar graves problemas de saúde e o corpo será velado na cidade de Capanema.
Conheci bastante o Sr.Josiel. Sempre alegre e em novos empreendimentos Visionário, sua mente estava sempre a procura de nichos no mercado, novos negócios, sem descuidar daqueles que já tinham sido formados e era pródigo em doar, dar idéias. Pelo menos pra mim era assim. Sem egoísmo! Aberto! sem segredos e papas na língua. Uma figura ímpar! Vai deixar saudades! Siga em paz Sr.JOSIEL! Vá com DEUS!