As propostas e experiências que fomentarão diversos segmentos: sustentabilidade ambiental, educação regionalizada, economia solidária e cultura, começam a ganhar forma no Parque Ekobé, que vem sendo concebido na estrada do Jacó, no município de Maracanã, nordeste do Pará. O projeto que consiste em criar experiências na agricultura sustentável, envolver à comunidade em capacitações e trocas de saberes e fazeres nos âmbitos educacional e cultural, bem como, gerar renda e trabalho na região, recebeu diversas personalidades na tardezinha de sábado (15), quando a primeira trilha ecológica que conduz o visitante a uma imersão amazônica, entre árvores nativas, cursos d’águas e pássaros, foi apresentada. No mesmo evento, o sistema de produção sustentável Mandala, também surgiu num formato de sistema solar e que produzirá diversas plantas num consórcio com a criação de galinhas.
O evento foi bastante prestigiado. De Brasília, o secretário nacional de reforma agrária da Confederação Nacional da Agricultura Familiar (Conaf), Varlen Mota – um dos grandes entusiastas do parque; Lana Rodrigues da assessoria do Ministério do Turismo; a Nutricionista Natália Cavalcante; Gilza Sousa, Presidente da Casa do Maranhão em Brasília; o atleta de futebol, atualmente no Brasiliense, Paulo Rene; Marcos Nishi, professor e engenheiro florestal dos projetos de carbono negativo; Vitor Lopes da bee2bebuzz – de produtos de abelhas nativas; Os engenheiros florestais Anisio e Marcos Nishi, de projeto piloto de produção de bio chá – composto orgânico para agricultura, tocando em parceria com Don da Ilha de Algodoal.
Da esfera regional, Zeca e dona Fátima, do Instituto Muirapinima, a modelo paraense Pretta Geo; o Conselho da Mulher Empreendedora de Castanhal, representado pela presidente Hylsen Lins e as diretoras Dalva Casseb, Roberta, Karen Kamila e Thaisa Reis; os secretários municipais de Maracanã Djohnny Raiol (Administração), Roger Federer (Cultura e Esportes) e Willer Júnior (Turismo); o professor especialista em educação e blogueiro, Ícaro Gomes, a professora e advogada Fernanda Cristo; o advogado especialista em Direito fundiário e ambiental, Alex Costa, os casais empresários Artur e Larissa Nogueira, e Paulo e Inez Nogueira. Presença importante da Izabella Jamylle Bastos, representando o Programa Escrevendo e Reescrevendo Nossa História do MPT-PA/AP/TJPa e a Nexo Verde.
O Ekobé recepcionou a todos com um café da tarde, boa música e muito networking. Uma tardezinha-noite que ficará para a memória da região amazônica. Um sábado de respirar vida, a vida que vem da terra. Um bom início…















Da Redação
Ícaro Gomes
Imagens – Ekobé Parque