As surpresas na trilha da praia da Marieta – como o igarapé vermelho – em Maracanã

Turismo

A praia da Marieta, abrigada na Ilha do Marco, no município de Maracanã, nordeste do Pará, seguramente é uma das maravilhas do estado do Pará e da Amazônia. Preservada e sob a regência do ICMBIO – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, o local atrai turistas interessados numa praia sem carros, sem muita gente, dunas e vento à vontade. Não há restaurantes grandiosos, mas, tem os ranchos de pescadores artesanais, que atendem com aquele bom “avuado” – peixe assado de forma improvisada.

Lagos de água doce na trilha

A praia é oceânica e conta com mais de 30 KM de faixa de areia. A travessia acontece de rabetas – pequenas embarcações com motor – que fazem o trajeto do Porto da Vila do Mota até à praia, com preço bastante acessível para o frete. Já o outro caminho é uma trilha que promete muitas emoções, incluindo, o protagonista de nossa postagem de hoje – o igarapé vermelho, que com as chuvas intensas, ganhou mais volume e devido a invernada, as raízes tornaram o efeito da coloração bem mais presente.

 

O Blog enviou a imagem registrada pelo Alessandro Sousa da vila da Penha para o engenheiro florestal Ivan Cardoso Filho que disse “a hipótese é de alta concentração de cianobactérias específicas que liberam cianotoxinas na água e que pode deixar a cor da água desse jeito; ou concentração de matéria orgânica no fundo do lago e a incidência da luz solar, causando um efeito parecido com o do lago da coca cola em Salinas. Porém, há necessidade de estudo mais aprofundado, já que há outras hipóteses”.

 

Cajueiros imensos na trilha

Então, que tal aproveitar uma “estiadinha” da chuva, e buscar um mergulho no intenso igarapé?

 

 

Da Redação

Ícaro Gomes

Imagens: Alessandro Sousa- Vila da Penha

1 thought on “As surpresas na trilha da praia da Marieta – como o igarapé vermelho – em Maracanã

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *